fbpx
Schedule a visit     Request a quote

Os coworkings são locais de trabalho baseados no conceito de economia compartilhada e disponibilizam espaços para demandas profissionais específicas. Graças aos avanços tecnológicos recentes e a popularização do trabalho remoto, esse modelo ganhou força no país como alternativa ao home office. Mas que critérios devemos observar para escolher entre coworking ou escritório próprio?

Nossa proposta neste artigo é justamente traçar um paralelo entre essas opções. Para isso, listamos alguns aspectos relevantes a considerar antes de tomar sua decisão. A partir deles, você será capaz de determinar a solução que se encaixa melhor no seu perfil profissional e no tipo de atividade que exerce, entendendo como cada uma delas interfere no andamento dos negócios. Confira! 

Custo-benefício

O impacto no bolso é o aspecto inicial a ser avaliado na hora de escolher entre ter um escritório próprio ou investir em um espaço de coworking. A primeira alternativa que surge na mente do empreendedor ou profissional autônomo, geralmente, é a compra ou aluguel de um ponto comercial. 

Além do custo de aquisição ou locação do imóvel, essa solução envolve despesas com móveis, equipamentos e contas de água, energia e acesso à internet, por exemplo. Sua empresa provavelmente ainda teria gastos adicionais com condomínio, IPTU e outros serviços, como segurança, limpeza e manutenção.

Por outro lado, um espaço de coworking dispensa essas preocupações e apresenta custos muito mais acessíveis. Basicamente, será necessário pagar apenas o valor do seu plano, seja ele diário, semanal ou mensal. Caso algum evento demande instalações especiais, como um salão para confraternizações ou uma sala de reuniões, eles podem ser alugados por hora.

O coworking se apresenta como uma opção flexível, principalmente para empreendimentos que estão dando seus primeiros passos. Além de estar livre de questões contratuais que poderiam limitar o potencial do negócio, você e sua equipe não precisam ficar presos aos horários tradicionais de um ponto comercial, pois é possível agendar o uso do espaço em períodos alternativos.  

Relações profissionais

Networking é uma palavra-chave para profissionais autônomos e integrantes de startups. A maior parte deles valoriza a possibilidade de interagir com outras pessoas para trocar ideias e experiências, enxergando nisso a abertura para o surgimento de muitas oportunidades de negócio. Evidentemente, um espaço de coworking é mais recomendável para essa necessidade.

Se a sua equipe não é muito grande, o modelo de negócio não é tão rígido e o perfil dos profissionais envolvidos é voltado para a autonomia e criatividade, o ambiente leve de um coworking será interessante. Por ser aberto e compartilhado por profissionais de diversas áreas, ele é ideal para estabelecer contatos e encontrar novos parceiros comerciais

Gestão do negócio

Esse é mais um item fortemente influenciado pelo tamanho da equipe. Se o time é numeroso e está dividido em setores diversos, a privacidade de um escritório próprio talvez proporcione um controle mais efetivo das atividades realizadas e da jornada de trabalho. Além disso, a disposição das salas e equipamentos poderá ser pensada para facilitar a gestão.

Em um espaço de coworking, será necessário pensar antecipadamente em certas especificidades. Se o negócio está em crescimento, considere o aluguel de um espaço maior. Se alguma reunião exige privacidade, é importante verificar se o local consegue atender essa demanda. Ou seja, é fundamental avaliar o impacto que o ambiente terá sobre a gestão em cada circunstância. 

Atendimento aos clientes

A localização e o tamanho do seu ponto de trabalho interferem na sua capacidade de atender os clientes pessoalmente. Se você optar por um escritório próprio, talvez não seja tão fácil encontrar um bom imóvel nas áreas mais acessíveis da cidade e por um preço aceitável. Isso pode forçar sua empresa a ir para uma região não tão atraente.

Os melhores espaços de coworking costumam estar estrategicamente posicionados em áreas de fácil acesso e bastante conhecidas. Dependendo da atividade que sua empresa exerce, isso poderá colocá-la muito mas perto do público-alvo, facilitando as tratativas e ajudando a manter a produtividade. Verifique se o local oferece condições para receber os clientes com privacidade e profissionalismo. 

Infraestrutura e serviços

Já mencionamos nos tópicos anteriores a importância de ter ambientes adequados para as atividades da empresa, como reuniões internas e recepção de clientes. Em um escritório próprio, toda a infraestrutura necessária para essas ocasiões e para sustentar a rotina de trabalho fica por sua conta, forçando-o a pensar nos mínimos detalhes.  

Vagas de estacionamento, tipo e disposição das mesas de trabalho, iluminação, disponibilidade de escadas, elevadores e banheiros, equipamentos de ar condicionado e tipo de conexão com a internet são elementos que interferem na qualidade geral do trabalho. Desconsiderar o cuidado com esses fatores pode resultar em um ambiente desconfortável, impactando a produtividade. 

Já nos coworkings, todo o lugar é pensado para se adaptar a diferentes situações e receber profissionais de vários tipos. Eles costumam ter ambientes para cada momento, com mesas para quem quer trabalhar individualmente ou espaços amplos para atividades em grupo. Você poderá avaliar toda a infraestrutura antes de contratar um plano e mudar facilmente quando surgirem novas necessidades. 

Os tópicos abordados aqui demonstram como o coworking é uma opção vantajosa para quem está em busca de ambientes flexíveis e inspiradores. Ao mesmo tempo em que proporcionam liberdade, esses espaços favorecem a construção de uma boa imagem profissional para apresentar a clientes, parceiros e investidores, além de otimizar a gestão de recursos financeiros para novos negócios.

Se você está analisando as alternativas de coworking ou escritório próprio no Rio de Janeiro, a UniOffice oferece uma infraestrutura completa e posicionada estrategicamente no centro da cidade. Entre em contato com nossa equipe e conheça a melhor opção para profissionais liberais e empresas iniciantes, sem burocracia e com custo mais acessível em comparação com escritórios convencionais.

Leave a Reply

Close Menu