O começo da carreira não é uma tarefa fácil. É preciso adotar as estratégias certas para se lançar bem no mercado e para fazer um bom marketing próprio.
A prospecção é o processo de atrair pessoas para contratarem os seus serviços. Com uma boa prospecção, aumenta a procura pelo seu trabalho e sua agenda fica cada vez mais preenchida.
Neste post, vamos mostrar como fazer uma boa prospecção de clientes de Coaching. Continue acompanhando e entenda mais sobre o tema!
O que é prospecção de clientes?
A prospecção é uma das etapas do processo de venda e é um conjunto de práticas para captar clientes. Ela envolve estratégias planejadas, com a intenção de atrair pessoas com interesse na sua atividade e de qualificar esses indivíduos.
A prospecção é fundamental para alcançar bons resultados no negócio, sendo que ela abre as primeiras portas para você mostrar o seu potencial no Coaching.
Ela funciona por meio de um primeiro contato, que pode ser pessoalmente, por e-mail, por telefone ou pelas redes sociais. É fundamental adotar uma abordagem certeira, para atingir as dores do potencial cliente e mostrar que o que você tem a oferecer é o que ele precisa.
Como melhorar a prospecção de clientes?
Você pode adotar várias medidas para melhorar a prospecção de clientes. Veja mais a seguir!
1. Conheça o seu potencial público
É fundamental fazer boas pesquisas sobre o seu potencial público, antes de iniciar um contato, buscando entender mais a respeito dos seus hábitos, interesses, lugares que frequenta, das coisas que valoriza e das suas preocupações.
Procure conhecer o máximo possível sobre o grupo. Assim, quando você fizer o primeiro contato, terá mais segurança. Esse acúmulo de informações sobre os indivíduos auxiliará você a planejar a linguagem que será utilizada, sua postura e quais conteúdos você vai se remeter.
2. Mostre os seus diferenciais
Diante de tão ampla concorrência no mercado, é preciso encontrar seus diferenciais e deixá-los evidentes para os clientes. Destaque que o Coaching é um processo transformador para a vida e que você tem esse conhecimento em suas mãos.
Utilize uma abordagem cordial, respeitosa, coerente e em uma linguagem que esteja adequada ao seu público. Enfatize os ótimos resultados que podem ser alcançados e mostre que o coach utiliza conhecimentos e ferramentas para auxiliar a pessoa a despertar um potencial que ela já tem.
3. Invista em estratégias de marketing digital
Conseguir visibilidade no meio virtual é uma ótima forma de atrair clientes. O marketing digital é um conjunto de ações realizadas por uma pessoa ou empresa, para atrair negócios, desenvolver uma identidade de marca e criar relacionamentos que são realizados online. Entre as principais estratégias dele, temos o marketing de conteúdo, o inbound marketing e o SEO. Procure conhecer mais sobre essas alternativas e invista em técnicas diferenciadas.
4. Fale das coisas que o cliente deseja
Depois de fazer uma boa pesquisa sobre o público, você já conhece a fundo as dores dele. Junte esse conhecimento à sua expertise sobre Coaching e mostre o que você tem a oferecer. Fale das coisas que o cliente deseja, fale dos sonhos dele. As pessoas gostam de conversar sobre elas mesmas. Dê esse foco ao sujeito, para depois ofertar o seu serviço.
Se o Coaching que você realiza é o de carreira, aponte que, após o processo, o indivíduo terá satisfação na trajetória de trabalho, por exemplo. Pense nas dores que ele enfrenta e evidencie que você tem o que o sujeito precisa para alcançar o que deseja na vida.
5. Faça um bom atendimento
A sua performance em todo atendimento é decisiva para todo o processo. Educação, cordialidade, postura profissional e atenciosidade são fundamentais e passam uma impressão muito positiva. Seja no meio virtual, pessoalmente ou por telefone, tenha uma atitude de confiança e coerência.
Fazer uma boa prospecção de clientes de Coaching é muito importante para a sua permanência e ascensão no mercado. Com as ações corretas, você pode conseguir excelentes resultados.
Neste post, você pôde conferir dicas valiosas de prospecção e se atualizar sobre estratégias que realmente valem a pena nesse processo. E então? Gostou de aprender mais sobre a prospecção para o Coaching? Aproveite e curta a nossa página no Facebook!