fbpx
Schedule a visit     Request a quote

Há alguns anos, surgiu um novo modelo de negócio que chamou a atenção pela escalabilidade, ambiente de trabalho flexível e crescimento rápido. Por todas essas características, muitas pessoas desejam trabalhar nessas empresas. Mas o que caracteriza o ambiente de startup no Rio de Janeiro?

A cidade é uma das principais quando o assunto é esse tipo de negócio. Porém quais são as características das startups? Como é o ambiente no Rio de Janeiro? Quais são os desafios e os benefícios enfrentados? Confira neste post!

Afinal, o que é uma startup?

Uma startup é formada a partir de um grupo de pessoas jovens que busca a inovação e deseja abrir um negócio escalável e repetível. Em outras palavras, isso significa que:

  • o modelo de negócios é a forma de gerar valor — por exemplo, o Google fatura com os cliques nos anúncios patrocinados;
  • os produtos são entregues em escala potencial ilimitada, sem muitas adaptações ou personalizações;
  • o crescimento é contínuo sem haver influência no modelo de negócios, ou seja, a receita se eleva sem haver aumento proporcional dos custos.

Entre os exemplos de startups de sucesso estão: Google, Facebook, Uber, AirBnB e Spotify. No Brasil, os maiores cases positivos são: Easy Taxi, PSafe, Hotmart, Sympla, entre outros.

Qual é o cenário das startups no Rio de Janeiro?

No Brasil, existem 6 mil startups formalizadas, o dobro do registrado em 2012. Se forem contabilizados os projetos ainda na fase de ideias e as empresas que não conseguiram o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o número pode ficar entre 10 mil e 15 mil. O crescimento anual é de 20% e, em 2018, surgiram os primeiros unicórnios, isto é, negócios desse tipo que valem mais que 1 bilhão de dólares.

Do total de startups brasileiras, 8% estão no Rio de Janeiro. Várias iniciativas fomentam o ecossistema, como o Hacking Rio. Dele, participam as principais empresas enquadradas nessa categoria e que estão localizadas no estado, além de empreendedores que desejam viabilizar suas ideias. Por isso, o Rio de Janeiro é considerado uma cidade com potencial de ser um hub global de inovação.

Quais são os desafios e benefícios dessas empresas?

A abertura de uma startup inclui obstáculos e vantagens, que ajudam os negócios a crescerem de maneira sustentável. Por isso, listamos os principais pontos a serem observados para esse modelo de negócios. Acompanhe!

Crescimento rápido

As startups começam com equipes pequenas, em estágio inicial. Isso permite aos colaboradores se destacarem e crescerem na carreira, com grande potencial de promoção. Assim, podem gerir grandes projetos e adquirir experiência.

Informalidade

O ambiente de trabalho é flexível, com horários ajustáveis às necessidades dos colaboradores, happy hour após o expediente, sem dress code e outras vantagens — como mesa de sinuca, ping-pong e videogames. O que importa nessas empresas são as entregas de qualidade e o bom desempenho das funções.

Proximidade com os colegas

Os profissionais trabalham em conjunto, porque a equipe é reduzida. Isso leva a um amplo senso de colaboração. Por isso, é normal passar a noite trabalhando com o colega e fazer viagens com ele. Ao mesmo tempo, esse processo fortalece a amizade entre os profissionais.

Escalabilidade do negócio

A ideia da escalabilidade é garantir que a empresa cresça e aumente suas receitas sem elevar os custos na mesma proporção.

Necessidade de fácil adaptação a mudanças

As startups precisam ser flexíveis e se adaptarem às mudanças com facilidade. Caso contrário, tornam-se empresas regulares. É imprescindível enfrentar esse desafio e ter capacidade de adequação para garantir o sucesso do negócio. No entanto, com o crescimento da organização, esse processo fica cada vez mais difícil.

Como você pôde perceber, o ambiente de startup no Rio de Janeiro tem uma grande efervescência e a expectativa é que esse tipo de iniciativa se fortaleça ainda mais na cidade. A disponibilização de espaços adequados, como os coworkings, contribuem para esse processo.

Que tal você iniciar sua startup? Compartilhe conosco a sua experiência ou deixe suas dúvidas nos comentários!

Leave a Reply

Close Menu