fbpx
Schedule a visit     Request a quote

Se você busca um escritório bem localizado, inovador e interativo, precisa pensar em um coworking. Alinhado com as principais tendências de mercado, esse espaço tem tudo a ver com uma cultura colaborativa, na qual todos participam e contribuem com ideias.

Esse ambiente também é uma fonte de oportunidades constante, tanto para quem é freelancer ou tem uma startup quanto para quem trabalha em uma multinacional e busca novos incentivos.

Porém, quais são suas características e quais vantagens oferece? É o que apresentaremos neste artigo. Confira!

O que é o coworking?

Também chamado de escritório compartilhado, essa modalidade de trabalho prioriza a interação entre diferentes profissionais, que colaboram uns com os outros a partir da criatividade. O ambiente é pensado para que profissionais atuem de forma independente, mas com a chance de interagir com outras pessoas e gerar oportunidades.

Por ter uma estrutura compartilhada, o valor pago mensalmente é mais barato. Apesar disso, há espaços reservados para atender clientes e fornecedores, e até para fazer reuniões.

Assim, há uma interação maior com profissionais de diferentes áreas, que aumentam seu networking e fazem surgir oportunidades. Ao firmar parcerias estratégicas, existe um potencial significativo de alcançar melhores resultados e alavancar seu negócio para crescer e escalar de maneira sustentável.

Como essa modalidade de trabalho surgiu?

A palavra coworking foi utilizada pela primeira vez em 1999, mas colocada em prática somente em 2005. Quem implementou a ideia foi Brad Neuberg, um engenheiro de software dos Estados Unidos. Ele e seus amigos abriram o primeiro espaço desse tipo na cidade de São Francisco, com o nome de Hat Factory.

No Brasil, chegaram em 2007, em São Paulo. Atualmente, o país conta com mais de 1190 locais com essa característica. Eles estão distribuídos em 169 municípios com mais de 150 mil habitantes. Mais de 214 mil pessoas circulam nesses locais, que geram 7 mil empregos diretos e contam com 88 mil estações de trabalho.

Quais são as principais vantagens para os empreendedores?

O coworking é um espaço adequado para qualquer empreendedor. Por oferecer uma estrutura com vários recursos, mas compartilhada, o custo-benefício é melhor. Além disso, existem outras vantagens desse modelo de trabalho. Veja!

Redução de custos

O investimento pessoal para ter acesso a um ambiente compartilhado é menor. Você apenas leva o que precisa para trabalhar e o restante já está pronto e disponível. A diária ou a mensalidade da sala é paga e não há preocupação com valor de condomínio e contas de água, luz e internet, limpeza, manutenção e funcionalidade.

Devido a essas características, você consegue focar naquilo que é mais importante: seu trabalho. Isso aumenta sua produtividade e garante um ótimo custo-benefício, sem contar que é menos arriscado que alugar uma sala particular, que tem contratos longos.

Geração de oportunidades

Os profissionais de diferentes áreas que trabalham em um coworking têm visões diversas, que contribuem para o alcance de resultados do seu negócio. Ao compartilhar informações e experiências, você ainda tem a chance de conquistar clientes e firmar parcerias para aumentar o leque de possibilidades no seu trabalho.

Formação de networking

As pessoas que trabalham somente em casa costumam se isolar e isso tende a ser cansativo com o tempo. No ambiente compartilhado, você tem uma estrutura adequada, mas pode interagir com outras pessoas a qualquer momento, seja para dar uma espairecida, seja para pedir uma opinião.

Além disso, os escritórios compartilhados criam eventos para incentivar o networking e o aprendizado. A partir das suas experiências, você obtém insights para aplicar no seu negócio e nas rotinas produtivas.

Flexibilidade

Os planos são variados e flexíveis. É possível mudar quando quiser, porque eles costumam ser de curto prazo. De quebra, paga somente pelo que usar e deixa de investir uma grana alta para ter a estrutura de um escritório completo.

Como você pode perceber, o coworking é um ambiente ideal para quem deseja fazer seu negócio crescer ou se consolidar com segurança e praticidade. As parcerias firmadas e as visões dos diferentes profissionais tornam esse espaço ainda mais atrativo devido às oportunidades que oferece. Então, o que está esperando?

Gostou de conhecer os benefícios dessa iniciativa? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e mostre para outras pessoas como os coworking funcionam!

Leave a Reply

Close Menu