A mesa de trabalho é um reflexo da nossa personalidade e diz muito sobre quem somos, pessoal e profissionalmente falando. Composta de objetos decorativos, fotos, bloquinhos e canecas personalizadas, queremos que o espaço no qual trabalhamos seja a nossa cara, certo? Por isso, estamos sempre trazendo novos objetos e mexendo na decoração da mesa.

Mas, e quando isso se torna um problema e atrapalha a sua produtividade no trabalho? Dependendo da quantidade de objetos decorativos e da organização do seu espaço, pode ser que a decoração comprometa o seu desempenho. Nada é pior que uma mesa de trabalho bagunçada ou cheia de coisas inúteis, que dificultem sua concentração e tomem seu tempo.

Para que isso não seja um problema para você, trouxemos 4 dicas da especialista Marie Kondo sobre como organizar sua mesa de trabalho da melhor forma. Acompanhe!

1. Visualize a mesa de trabalho perfeita

Antes de fazer alguma coisa a respeito da organização da sua mesa de trabalho, você precisa visualizar como ela seria idealmente. Para isso, pense como você gostaria que sua mesa fosse, quais objetos você já tem, quais precisa adquirir e o que não acrescenta nada em seu ambiente de trabalho.

Nessa parte, é importante pensar não só no seu bem-estar, mas na facilidade que cada objeto traz para o seu dia a dia. Às vezes, você está rodeado de coisas que significam muito para você, mas que acabam sendo uma distração ou atrapalham sua rotina. Nesse caso, o melhor a fazer é ponderar se esse objeto realmente deve ficar na mesa de trabalho ou se pode ser realocado.

2. Deixe todos os itens da sua mesa à vista

Ao montar a mesa de trabalho, temos uma tentação que precisamos saber vencer: a de armazenar coisas em caixas e gavetas. É claro que colocar um gaveteiro na mesa parece maravilhoso, afinal, toda a bagunça ficará dentro do objeto e o local vai parecer muito mais organizado do que realmente está. Mas, não se engane: isso só vai prejudicar seu desempenho.

As coisas que você usa devem estar à vista para facilitar seus processos e não tirar a sua concentração das tarefas realmente importantes. Quando você precisar de um grampeador e ele não estiver visível, será necessário voltar seu pensamento para a procura desse objeto, o que pode tirar o foco da tarefa que você estava executando. Outro problema das gavetas é que você pode acabar acumulando objetos desnecessários em sua mesa sem perceber.

3. Otimize a arrumação por categorias

Mais uma dica da Marie Kondo que pode ser útil na organização é a otimização dos locais em que os objetos ficam guardados. Essa dica serve especialmente para papéis e documentos do trabalho, mas também pode ser usada na sua vida pessoal. Organizar os itens por categorias pode ser uma boa forma de encontrá-los depois, caso seja necessário.

Para isso, estabeleça três categorias: os papéis que demandam ação; os que você precisará guardar por um período limitado e os que devem ser mantidos por tempo indefinido. Caso aquele papel não se encaixe em nenhuma das três categorias, provavelmente ele é inútil. Nesse caso, considere descartá-lo.

4. Mantenha coisas que você ama

Apesar das outras dicas parecerem mais voltadas à praticidade e profissionalismo, não se esqueça de deixar em sua mesa coisas que tenham valor sentimental. No final das contas, o trabalho é o local em que ficamos a maior parte do tempo e você merece estar em um espaço no qual se sinta confortável.

Além disso, objetos com valor sentimental podem servir de motivação. Ao passar por algum momento desafiador ou de dificuldade, ter fotos de amigos e da família por perto ajuda a lembrar de que, mesmo com momentos difíceis, você tem um propósito e um motivo para estar ali.

Como você pôde ver, organizar a mesa de trabalho não é tão simples quanto parece. É necessário avaliar a necessidade dos objetos, o motivo de estarem ali e se livrar daquilo que não acrescenta nada à sua rotina.

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