fbpx
Agende uma visita     Solicite orçamento

A cada ano novas tendências surgem, principalmente na maneira de trabalhar. Essas ideias buscam trazer para os espaços de trabalho conceitos novos que permitem uma maior integração entre os colaboradores e também aumentem a produtividade de maneira geral.

Este é o caso do free desk, também conhecido como hot desking. Prática inovadora, vem sendo introduzida no mercado de trabalho brasileiro aos poucos. Quer saber mais sobre essa tendência? Então continue a leitura para descobrir mais!

O que é o free desk?

O free desk é, resumidamente, a estruturação de estações de trabalho que não estão designadas a uma pessoa específica. É uma organização do espaço de trabalho da empresa que permite a utilização por qualquer funcionário de qualquer setor e qualquer hierarquia.

Esse tipo de organização faz com que seja possível a adaptação e o uso do espaço a ser ocupado de acordo com a atividade que será exercida. Dessa maneira, é possível utilizar salas de reunião quando necessário ou trabalhar em qualquer mesa, quando o trabalho for feito apenas no computador.

Quais as vantagens do free desk?

Apesar de ser uma novidade, o uso do modelo free desk já mostra um universo de possibilidades, favorecendo os colaboradores e, em última instância, a própria empresa em uma série de fatores.

Interação entre funcionários

No modelo tradicional de divisão de espaço em setores, geralmente os colaboradores se relacionam no dia a dia apenas com aquelas pessoas que fazem, basicamente, a mesma coisa que eles. Com o free desk, é possível inserir na empresa uma dinâmica muito mais fluida, que permite a interação entre pessoas que não dividiriam o mesmo espaço em uma situação mais tradicional.

Isso faz com que a troca de informações e ideias flua com muito mais naturalidade, possibilitando a descoberta e o desenvolvimento de novas estratégias uma vez que, ao trabalhar próximo de pessoas com funções diferentes, as possibilidades de inovação são muito maiores.

Bem-estar dos funcionários

Pessoas são diferentes e funcionam de modos diferentes, principalmente no trabalho. O conceito de free desk busca, então, desconstruir a ideia de padronizar a forma de trabalho e o próprio ambiente para dezenas ou centenas de pessoas distintas. Ao introduzir essa lógica, é permitido que o funcionário escolha onde melhor se adapta, colocando o seu bem-estar em primeiro lugar.

No médio a longo prazo, esse tipo de decisão auxilia, principalmente, na produtividade de cada colaborador. Assim, cada pessoa ganha ao produzir mais e melhor e, consequentemente, a própria empresa, que conta com funcionários mais entrosados e produtivos.

Como funciona o free desk em coworking?

Enquanto o coworking também trabalha com a ideia de flexibilidade, possibilitando a atuação de diversos profissionais no mesmo espaço, o free desk busca aplicar essa lógica em empresas privadas, além de ser um produto também oferecido em coworkings. Isso porque alguns estabelecimentos oferecem o espaço como uma estação de trabalho fixa, na qual o profissional pode montar um ponto que não será compartilhado.

Além disso, um coworking pode também trabalhar com o conceito de free desk, permitindo que os usuários utilizem o espaço trabalhando cada dia em uma mesa ou estação. Ou seja, o free desk é uma modalidade de trabalho que pode ser aplicada tanto em um coworking, quanto em  ambientes restritos que, tradicionalmente, contariam com a estrutura fixa e setorizada.

Isso faz com que seja possível introduzir uma nova forma de trabalho até mesmo nos espaços empresariais.

Ao adotar o modelo free desk, as empresas ainda podem permitir que seus colaboradores realizem suas atividades nos espaços de coworking, uma vez que não têm uma estação fixa e obrigatória para trabalhar.

Apesar de ser um conceito muito novo no mercado de trabalho atual, o free desk (ou hot desking) introduz possibilidades bastante interessantes para as empresas, elevando a produtividade e favorecendo um ambiente agradável e interativo para os colaboradores.

E aí, curtiu nosso post? Então não deixe de compartilhar este artigo nas suas redes sociais e mostrar para seus amigos que você está por dentro das novidades do mercado!

Deixe uma resposta

Fechar Menu