fbpx
Agende uma visita     Solicite orçamento

Ser profissional autônomo tem muitas vantagens, mas não deixa de ser uma tarefa desafiadora. Você tem uma grande independência para organizar seus horários e dirigir o fluxo de trabalho da forma que seja mais favorável para você.

Porém, há o risco de perder o controle, de não saber gerenciar o tempo, além da produtividade cair com o excesso de distrações ou com outras dificuldades que possam aparecer.

Mas é possível aplicar várias estratégias para manter um ótimo rendimento e ter uma boa carreira trabalhando por conta própria. Quer saber como manter a produtividade como profissional autônomo? Confira o nosso post e veja 4 dicas valiosas sobre o assunto!

1. Organize as tarefas para ter mais produtividade

Um passo fundamental para manter uma boa produtividade é ter bastante organização com as demandas de trabalho. Para isso, faça listas, marque o que já foi cumprido, estabeleça prioridades e utilize as técnicas que forem mais adequadas à sua personalidade.

Algumas pessoas gostam de usar agenda, outras apostam nos aplicativos de gestão de tarefas e há também quem utilize post-it. O importante é você invista na alternativa que mais se encaixe no seu dia a dia, para que a organização das atividades ajude você a direcionar melhor o fluxo de trabalho.

2. Fuja da procrastinação

Sejam as redes sociais, os aplicativos de mensagens, as distrações do ambiente ou a conversa da família (para os autônomos que optam pelo home office), muita coisa pode resultar em procrastinação.

Para que esse problema não aconteça com você, é importante criar estratégias que evitem essas distrações.

Uma ótima possibilidade é fazer o logout nas redes sociais quando for iniciar o trabalho. Tenha um horário fixo para fazer a checagem do e-mail e separe períodos específicos para responder mensagens e ligações no celular. Assim, você pode ter mais produtividade no trabalho.

3. Faça uma atividade por vez

Ninguém consegue realizar várias tarefas ao mesmo tempo. O que pode acontecer é uma alternância de atividades múltiplas, mas nossa atenção se foca apenas em uma prática por vez.

O problema de focar em várias tarefas de forma simultânea é que seu desempenho cai para todas elas. A chance de erros aumenta e a qualidade do trabalho fica inferior ao que você poderia fazer.

O ideal é fazer uma atividade por vez e se dedicar integralmente a ela. Dessa forma, é possível ter uma performance melhor e garantir resultados positivos.

4. Escolha um bom local para trabalhar

O local de trabalho influencia muito na sua produtividade. Um ambiente tranquilo, organizado e estimulante pode ser decisivo para ter um melhor desempenho e maior rendimento. É preciso evitar interrupções e distrações.

Muitas pessoas encontram tranquilidade para trabalhar em casa, mas isso não se aplica a todos os autônomos. Os familiares interrompem o trabalho, os animais domésticos pedem atenção e ainda é preciso conciliar as atividades com as tarefas de casa.

Uma possibilidade que pode ajudar é o coworking. O local é um espaço corporativo compartilhado e você só paga pelo que efetivamente utiliza. A alternativa é mais barata que o aluguel de um escritório convencional.

Uma série de serviços são ofertados e você conta com planos flexíveis e facilidade de negociação. O coworking tem um ambiente estimulante e motivador. Além disso, você vai evitar as distrações e dificuldades do home office. Outra vantagem é que esse local oferece mais credibilidade para a recepção de clientes.

Ser um profissional autônomo é um verdadeiro desafio. Mas, com as estratégias certas, é possível alcançar ótimos resultados. Com uma boa organização e conhecendo bem os seus limites, você consegue organizar sua rotina para potencializar suas capacidades e evitar fatores que comprometam o seu rendimento.

Invista em organização e em espaços de trabalho que contribuam para você se dedicar melhor às tarefas.

E então? Gostou dessas dicas de produtividade para profissionais autônomos? Aproveite e deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

Fechar Menu