fbpx
Agende uma visita     Solicite orçamento

Profissionais autônomos são aqueles que exercem suas atividades de forma liberal, prestando serviços para pessoas ou empresas por um período determinado. Como não têm vínculo empregatício, eles são mais livres para escolher onde, como e quando desenvolverão seus trabalhos. É claro que essa liberdade de organização também é desafiadora em vários aspectos. 

Pensando nisso, fizemos este artigo com o objetivo de mostrar que é possível ampliar suas chances de sucesso ao construir sua carreira de profissional autônomo. Para isso, listamos algumas atitudes que você pode tomar para trilhar esse caminho com mais segurança e melhorar suas perspectivas no longo prazo. Confira!

1. Faça um bom planejamento estratégico e financeiro

O planejamento envolve a definição de objetivos e da maneira mais adequada para chegar até eles. Sua estratégia de atuação deve considerar todas as áreas do negócio e ser ajustada de tempos em tempos, acompanhando as mudanças do cenário e novas exigências que possam aparecer. Esses ajustes são fundamentais, especialmente em segmentos nos quais as transformações são rápidas.

É importante ter em mente que metas precisam ser mensuráveis, ou seja, é necessário ter algum parâmetro que permita a avaliação do desempenho. Assim, você terá uma boa noção da distância a ser percorrida até alcançar o objetivo. As metas também precisam ser realistas, já que algo ambicioso demais pode terminar em frustração, enquanto algo muito modesto acaba não explorando seus limites.

Você perceberá que grande parte do que trataremos nos tópicos a seguir fará parte de sua estratégia. Porém, um dos pontos cruciais e que, de certa forma, viabiliza os demais, é a preocupação com as finanças. Considere com precisão todos os custos envolvidos na sua atividade para evitar riscos excessivos e tornar seu negócio mais sustentável.

2. Seja resiliente

Seja qual for sua área de trabalho ou seu nível de experiência, sempre haverá algum tipo de obstáculo entre você e o objetivo final. Todos nós passamos por certas situações que afetam a motivação no dia a dia. A resiliência é a capacidade de aprender com seus erros para superar eventuais problemas e enfrentar os desafios sem desanimar.

Além de ter um bom planejamento, aprenda a lidar com as frustrações e tirar uma lição de cada falha — sim, elas vão acontecer, inevitavelmente. Encarar as dificuldades é o caminho para executar seu trabalho com eficiência, manter a produtividade e ter sucesso como profissional autônomo. Como veremos nos próximos itens, há muitas maneiras de facilitar essa trajetória.

3. Invista em qualificação

No Brasil, muitos setores reclamam da falta de profissionais qualificados para executar determinadas funções e isso abre uma excelente oportunidade de crescimento para quem tem um bom preparo. Para estar sempre alinhado com as demandas do mercado, é importante sempre destinar uma parte de seus recursos para investir em aprimoramento técnico.

Para começar, dedique-se ao mapeamento dos pontos fracos que limitam seu trabalho. Em seguida, procure por cursos, palestras, oficinas e outras atividades que poderiam ajudar você a superá-los. Quanto mais conhecimento você acumular sobre as nuances e tendências de sua área de atuação, mais oportunidades surgem.

4. Formalize seu trabalho

Ter um CNPJ e se cadastrar como MEI (Microempreendedor Individual) é um processo simples e que certamente abrirá muitas portas. O procedimento pode ser feito online e sem custo. As exigências incluem que sua empresa tenha um domicílio fiscal e pague um imposto mensal fixo, cujo valor é muito menor que o de outros tipos de empresa.

Entre as principais vantagens de ter um negócio formal, destaca-se a possibilidade de ter outras empresas como clientes, aumentando muito seu campo de atuação. Profissionais cadastrados como MEI também passam a ter direito a benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por idade ou invalidez e salário-maternidade.

5. Utilize o marketing a seu favor

Ao trabalhar como autônomo, você será a sua marca. Portanto, é importante estruturar o marketing pessoal para valorizar suas competências e demonstrar aos potenciais clientes que eles podem confiar em você. O primeiro passo para fazer isso com eficiência é entender qual é o público-alvo e que tipo de características ele procura no serviço oferecido.

Criatividade e senso de oportunidade são essenciais para tornar suas estratégias de marketing mais efetivas. Você será seu próprio representante comercial, por isso, é interessante aprender um pouco sobre técnicas de vendas e métodos para melhorar a comunicação. 

6. Mantenha contato com profissionais da sua área

O networking é um elemento importantíssimo para colocar em prática alguns dos tópicos abordados anteriormente, como adquirir conhecimento e divulgar seu trabalho. Ao estreitar relações com outros profissionais do ramo, será possível descobrir novas formas de aprimorar suas habilidades e entender o funcionamento do mercado.

Conhecer quem já tem mais experiência também costuma render oportunidades de parceria e pode ser o caminho para apresentar seu trabalho a novos clientes. Participe de grupos, eventos e outras atividades para se conectar com mais pessoas e verá que isso faz diferença.

7. Trabalhe em um espaço coworking

Uma boa alternativa para desenvolver sua rede de contatos é trabalhar em um espaço coworking. Esse tipo de ambiente é ótimo para conhecer outras pessoas que também estão interessadas em novas oportunidades de negócio. Sempre haverá profissionais de outras áreas aos quais você pode oferecer seus serviços ou pedir ajuda para lidar com alguma dificuldade.

Além disso, um bom espaço compartilhado conta com tudo que é necessário para receber seus clientes com profissionalismo e tem custos bem menores que um escritório próprio. Os melhores coworkings ficam em regiões estratégicas da cidade, facilitando a locomoção e fazendo com que você esteja sempre mais próximo do seu público-alvo.

Graças a essas características, o coworking é uma excelente opção para profissionais autônomos. E a Unioffice oferece uma solução ideal, sem burocracia, com ampla estrutura de suporte, vários restaurantes à disposição e fácil acesso ao comércio. É um ambiente moderno e localizado no centro do Rio de Janeiro para garantir praticidade.

Agora que você sabe como se destacar entre os profissionais autônomos, aproveite para assinar nossa newsletter. Receba em primeira mão uma série de conteúdos exclusivos com dicas para melhorar a gestão do seu negócio e obter os melhores resultados. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu