fbpx
Agende uma visita     Solicite orçamento

O Rio de Janeiro é uma cidade mundialmente conhecida por suas atrações turísticas e pela beleza natural de suas praias. Mas é, também, a segunda maior cidade do Brasil e a sexta da América em população, com quase 7 milhões de habitantes.

Isso faz com que o Rio seja um dos principais centros de negócios do mundo, reunindo grandes empresas e marcas. Particularmente, o centro do Rio de Janeiro é conhecido por tradicionalmente concentrar empresas do ramo de petróleo, financeiro e comercial, sendo um ótimo local para trabalhar.

Quer saber mais sobre o centro do Rio de Janeiro e como ele pode ser uma boa opção para você trabalhar em coworking e fazer networking? Então, continue lendo este artigo!

Tradição e modernidade: a história do centro do Rio de Janeiro

O centro do Rio de Janeiro é uma das regiões mais interessantes da cidade, com a coexistência de arranha-céus e construções de prédios históricos, tudo no mesmo espaço. Quem caminha por lá encontra museus, centros culturais e ruas marcantes da história do Brasil, onde importantes nomes moraram até meados do século XX.

É no centro que também encontramos a marca da “Belle-Époque carioca”, período de grandes transformações urbanas e culturais que aconteceram no século XIX, conferindo certo glamour à cidade. Isso fez com que, em meio aos modernos prédios envidraçados, encontremos uma arquitetura e uma estética histórica muito característica dos últimos dois séculos.

As vantagens de trabalhar em coworking no centro do Rio de Janeiro

Em uma grande capital como o Rio de Janeiro, trabalhar em um local acessível é um dos pontos mais importantes. E não há escolha melhor do que a região central, facilitando assim, o seu próprio deslocamento e o de seus clientes.

O centro do Rio de Janeiro apresenta alguns elementos fundamentais nesse sentido, reunindo grandes vantagens para aqueles que pretendem trabalhar na região, principalmente em estruturas de coworking.

Facilidade de deslocamento

Por ser uma cidade litorânea, o Rio de Janeiro não apresenta grandes variações de altitude, de modo que sua região central é bastante plana e agradável para caminhar. O deslocamento pelo centro do Rio pode ser feito a pé ou mesmo por outras formas de transporte alternativo, como as bicicletas.

Dessa forma, ao optar por esse tipo de deslocamento, você foge do trânsito muito comum das grandes metrópoles e, de quebra, ainda aproveita tudo o que o centro do Rio de Janeiro tem para oferecer.

Transporte

Chegar até o centro do Rio é uma tarefa muito fácil. Os principais coworkings da cidade estão localizados em uma área abastecida pelas principais redes de transporte público, como o VLT Antônio Carlos, o Metrô Cinelândia, a estação das Barcas Praça XV, o Aeroporto Santos Dummont (pelo VLT) e as principais linhas de ônibus da capital.

Isso significa que, se você quer ir ao centro do Rio de Janeiro sem utilizar o seu carro (ou serviços de carros particulares e táxi), pode contar com uma grande estrutura de transporte público.

Estacionamento

Como não poderia deixar de ser, o centro do Rio é uma região muito movimentada da cidade. Isso significa que ela precisa contar com uma estrutura de estacionamento suficientemente extensa para suportar todo o tráfego de veículos. E isso não é um problema, já que é possível encontrar diversos estacionamentos na região.

Atrações culturais

Como citamos anteriormente aqui neste artigo, o centro do Rio de Janeiro conta com diversas atrações culturais que fazem valer a pena um passeio com mais calma. Assim, optar por trabalhar em um escritório de coworking no Rio de Janeiro permite que você conheça os principais pontos turísticos e culturais da cidade, como os que veremos a seguir.

Biblioteca Nacional

Inaugurada em 1910, é a maior biblioteca da América Latina e a oitava maior do mundo, com um acervo de mais de 9 milhões de volumes, além de raridades como os documentos da corte de Portugal. Fica na Avenida Rio Branco, 219.

Theatro Municipal

Uma das construções mais belas do Rio de Janeiro, o Theatro Municipal está localizado na Praça Floriano, S/N, praticamente ao lado da Biblioteca Nacional. Por mais de 100 anos recebe as principais atrações culturais do Brasil e do mundo, como orquestras e companhias de dança.

Paço Imperial

Localizado na Praça Quinze de Novembro, 48, o Paço Imperial serviu como sede do reinado e do império após a chegada de Dom João VI, sendo tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na década de 1930.

Rua do Ouvidor

Estreita e repleta de sobrados antigos, a Rua do Ouvidor representa bem o ar colonial do Rio de Janeiro, com elementos arquitetônicos de chamar a atenção de qualquer pessoa.

No século XIX, era recheada de estabelecimentos de alto padrão, indo de perfumarias a tabacarias e lojas de roupas. A elite intelectual carioca na época podia sempre ser vista nos arredores da Ouvidor, reunindo nomes como o de Machado de Assis e outros.

CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil)

O prédio do CCBB foi erguido em 1906 e apresenta traços neoclássicos em sua arquitetura. É um dos centros culturais mais famosos e frequentados em toda a capital, abrigando uma exposição permanente de moedas e cédulas que contemplam toda a história do Brasil em diversos momentos.

Além disso, tem mostras temporárias de arte moderna, exibindo obras de artistas do mundo inteiro. O espaço conta com biblioteca, videoteca, cinema e salas de teatro. Você pode fazer uma visita ao local na Rua Primeiro de Março, 66.

Trabalhar em um coworking no centro do Rio de Janeiro é uma ótima opção para quem quer, além de uma boa localização e facilidades de deslocamento, contar com uma estrutura vasta de opções de lazer e cultura.

O centro do Rio de Janeiro reúne em seu espaço uma infinidade de opções, fazendo com que seja uma localização muito interessante para trabalhar, principalmente em escritório coworking. Portanto, não deixe de conhecer a região, se surpreender com as atrações e escolha como seu local de trabalho.

Gostou do artigo? Então, confira também o que é domicílio fiscal e entenda como um coworking pode ajudar você nessa questão.

Deixe uma resposta

Fechar Menu