fbpx
Agende uma visita     Solicite orçamento

Espaços de trabalho compartilhados ainda ocupam a categoria de novidade no Brasil. Conhecidos como coworking, esses ambientes conquistam cada vez mais profissionais, principalmente pela flexibilidade e liberdade, além das oportunidades de fechar novos negócios.

Entretanto, uma dúvida costuma pairar na cabeça das pessoas interessadas nesse tipo de ambiente: existe algum tipo de profissão mais indicada para trabalhar em coworking? Apenas os profissionais de áreas mais flexíveis podem trabalhar nesses espaços?

Se você também tem esse tipo de dúvida, continue lendo esse artigo para descobrir tudo sobre o assunto!

O coworking

O coworking é um modelo de trabalho baseado no compartilhamento de espaços corporativos, reunindo diversos profissionais de áreas distintas. Em ambientes de coworking, as pessoas trabalham juntas, o que favorece o desenvolvimento de um networking poderoso e fortalecido.

Entre as inúmeras vantagens desse tipo de ambiente está, justamente, o baixo custo por profissional, que conta com uma estrutura de trabalho pronta e baseada no pagamento de mensalidades. Assim, é possível ter o seu escritório muito bem localizado e, ainda, alugar salas de reunião quando necessário, gastando muito menos que um imóvel dedicado para isso.

Profissões para coworking

Como você já deve ter imaginado, o ambiente de um coworking é voltado principalmente para o compartilhamento de espaços com outros profissionais. Dentro dessa ideia, a flexibilidade de um coworking permite que praticamente qualquer profissão se encaixe em seu modelo.

Em um ambiente democrático como o coworking, é possível encontrar diversas profissões diferentes. Geralmente, profissionais autônomos e aqueles que podem aderir a um home office são os que mais ocupam esses espaços. Mas nada impede que outras pessoas também se juntem a esse novo modelo de trabalho, incluindo grandes empresas que utilizam o espaço do coworking para a realização de networking e aprendizado com outros setores.

Arquitetos

Apesar de já existirem alguns ambientes voltados especificamente para arquitetos e engenheiros, o coworking dá a possibilidade de esse profissional aumentar sua rede de contatos, principalmente com pessoas de outras áreas.

Designers

Um coworking é, naturalmente, um ambiente criativo. E nada melhor para um designer do que participar e trabalhar em um espaço que estimula a troca de ideias e a criação de novos contatos.

Advogados

Os advogados, geralmente, precisam de pouquíssima estrutura para trabalhar efetivamente. Geralmente, uma sala de reunião esporádica já é suficiente para encontrar com clientes. E, por poderem atuar em praticamente qualquer área, se beneficiam largamente de um bom networking, oferecido pelos espaços compartilhados.

Psicólogos

De maneira semelhante aos advogados, os psicólogos podem encontrar no coworking uma estrutura de atendimento ideal para receber seus pacientes, principalmente nas salas privadas que a maioria dos coworkings oferecem. A redução de custos, é claro, é um dos principais atrativos, ainda mais para os profissionais que estão iniciando.

Coaches

Assim como o coworking, a profissão de coache ainda é uma novidade no mercado. E, nesse contexto, combinam perfeitamente. Afinal de contas, o networking oferecido por um coworking é tudo que um coache precisa para conseguir seus clientes e se firmar no mercado.

Características para trabalhar em coworking

Como você já deve ter imaginado, existe um perfil adequado para se trabalhar em coworking que não necessariamente depende da profissão. Isso significa que, se a pessoa for flexível o suficiente para dividir um espaço com outros profissionais, se adaptando à dinâmica proposta pelo espaço do coworking, pode utilizá-lo sem nenhum problema, independentemente da sua área de atuação.

Assim, características como um espírito empreendedor, simpatia, trabalho em grupo e facilidade para fazer novas conexões são ideais para aquele profissional que deseja investir nos ambientes compartilhados como um novo modelo de trabalho. Trabalhar em coworking pode ser muito mais interessante do que você imagina!

Curtiu este post? Então não deixe de assinar nossa newsletter para continuar recebendo conteúdos exclusivos como esse!

Deixe uma resposta

Fechar Menu