fbpx
Agende uma visita     Solicite orçamento

Já pensou em abrir um escritório no Centro da Cidade Maravilhosa, com vista para lindas paisagens, toda a infraestrutura necessária, com um custo acessível? Para muitos empreendedores, isso pode parecer um sonho distante, mas, acredite, é possível realizar se você contar com um coworking no Rio de Janeiro.

A escolha de dividir espaços vem se popularizando no mundo corporativo e é uma excelente alternativa para quem está começando, justamente pelos diversos benefícios que esse tipo de estação de trabalho oferece, que são fundamentais para o desenvolvimento do negócio.

Quer aprender mais sobre o coworking e entender porque optar por um no Rio de Janeiro? Continue a leitura deste post!

O que é coworking?

O coworking é mais do que uma nova forma de trabalho, é um conceito de negócio. Pode ser definido como um movimento de pessoas e empresas que se juntam em um determinado ambiente para trabalharem ou, ainda,  um ecossistema que apresenta a mesma estrutura de um escritório tradicional e é compartilhado por vários empreendedores.

A ideia surgiu em 2005, quando o engenheiro Brad Neuberg decidiu criar uma comunidade onde profissionais pudessem dividir um mesmo espaço, com toda a estrutura de um escritório, porém, mais flexível, moderno e dinâmico. De lá para cá, o mercado só cresceu e vem se redefinindo de acordo com as demandas.

Pesquisas mostram que, no último ano, houve um aumento de 48% desses locais somente no Brasil. Mas como fazer parte de toda essa inovação?

Como funciona?

O princípio da atividade é a otimização dos espaços funcionais, ou seja, é o serviço de locação da estação de trabalho de acordo com a necessidade — por horas, dias ou meses — dispensando longos contratos imobiliários, o que garante que o contratante pagará somente pelo tempo que utilizará, efetivamente, a estrutura. Normalmente, escolhe-se entre os planos oferecidos por quem presta o serviço, conforme a dinâmica do seu trabalho.

No início, esse conceito atraía pequenas empresas, startups, profissionais liberais e freelancers, já que precisam de um local onde possam desenvolver suas tarefas e, nem sempre, querem ou podem arcar com os custos e todos os encargos que envolvem essa decisão.

No entanto, hoje, empresas de diferentes tamanhos (inclusive grandes organizações) utilizam esses espaços para o desenvolvimento de novas ideias ou projetos. Isso porque o ambiente, em si, é propício ao aprendizado, troca de experiências e networking. Por isso, essas empresas remanejam as equipes envolvidas para que estejam inseridas nesse clima de fomentação de ideias e criatividade, além da flexibilidade de tempo de contrato e espaço demandado.

Os locais são equipados com:

  • mobiliário profissional;
  • equipamentos de telefonia;
  • internet de alta velocidade;
  • conexões Wi-Fi.

Além desses, algumas empresas ainda oferecem serviços adicionais para facilitar, ainda mais, o dia a dia dos profissionais.

Quais as principais vantagens desse modelo?

Talvez você ainda esteja em dúvida se esse é o modelo ideal para seu empreendimento. Então, conheça alguns benefícios de utilizar um coworking no Rio de Janeiro para realizar suas tarefas e preocupar-se apenas com o seu negócio.

Faça um menor investimento inicial

Começar um projeto requer empenho financeiro inicial, que pode inviabilizá-lo se não for bem empenhado. Por isso, reduzir esse gasto é uma ótima alternativa. Em vez de alugar uma sala comercial, mobiliá-la, pagar aluguel e condomínio, além das contas mensais de serviços essenciais e equipamentos, você contrata um plano e tem à disposição todos esses itens por um valor único, disponível de acordo com sua necessidade.

Conte com uma infraestrutura de primeira ao seu alcance

Toda essa estrutura estará disponível para utilização sem ter que se importar com a atualização e manutenção, muito menos com o gerenciamento dela. Está tudo no pacote. Por isso, você não precisará se preocupar com:

  • listas de compras;
  • contas de água e luz;
  • problemas com telefonia e internet;
  • limpeza do ambiente;
  • itens com defeito e quebrados.

Reduza custos

Ao fazer parte de um ambiente de trabalho compartilhado, existe redução significativa dos custos operacionais. Além disso, em função da flexibilidade e opções de planos variados, você  paga apenas pelo que usar, sem a necessidade de investir muito para ter a estrutura de um escritório completo.

Elimine burocracias

Pense em todos os contratos, documentos e assinaturas para comprar equipamentos e alugar salas. Fora o tempo para entregar ou finalizar os acordos. Ao optar pelo coworking, essa burocracia é eliminada e você pode, inclusive, começar a utilizar o espaço no mesmo dia em que contratar o plano.

Tenha colegas de trabalho

Muitas vezes, o que pessoas que trabalham home office mais sentem é o isolamento. De vez em quando é bom ficar sozinho para trabalhar, mas a interação com os outros é essencial. Além da companhia no dia a dia, colegas de trabalho que têm uma visão externa e diferentes experiências, pode dar dicas valiosas para o aprimoramento do seu trabalho ou, apenas, se tornarem uma ótima parceria para um café.

Faça networking

Ter gente por perto é bom para fazer companhia, mas, também é ótimo para  networking. Lembre-se que dividirá espaço com outros profissionais — alguns, inclusive, da mesma área de atuação. Novos trabalhos podem surgir desse relacionamento: pequenas empresas contratando freelancers, parcerias, entre outras oportunidades. Com isso, a rede de contatos é impulsionada e há uma maior troca de experiências.

Aumente sua produtividade

Trabalhar em casa pode ser ótimo, mas podem ocorrer diversas situações capazes de desviar o foco do trabalho. Seja uma tarefa doméstica, algum barulho do vizinho ou de outros moradores da casa. Em um coworking você estará em um ambiente, primordialmente, empresarial, e isso garante sua concentração com mais efetividade.

Tenha um endereço comercial

Todo profissional, independentemente da forma como atua, precisa de um endereço comercial. Dessa forma, seu negócio transmitirá muito mais credibilidade, organização e estabilidade. Afinal de contas, você precisa:

  • receber correspondências;
  • apresentar o endereço em cadastros oficiais;
  • receber clientes.

Trabalhe com mais segurança

Além da garantia da manutenção dos equipamentos e serviços que, em si, já oferece segurança para seu negócio, é importante pensar, também, em proteção — o que é um gasto certo em um escritório convencional. Quando se trata de coworking, você estará sempre com outras pessoas, em um ambiente que já está preparado para oferecer essa assistência.

Obtenha o melhor custo-benefício

Agora, leve em consideração todas as vantagens relacionadas acima. Caso tivesse que contratar tudo sozinho para sua empresa, quanto custaria? Com o compartilhamento, todos esses serviços estarão disponíveis, por um preço justo. Muitos empreendedores optam por utilizar coworking justamente pela relação custo-benefício.

Por que contratar um coworking no Rio de Janeiro?

O Rio de Janeiro é a segunda cidade com mais coworkings do Brasil. Isso porque a capital, depois de São Paulo, é a mais populosa, com mais empresas e com o maior Produto Interno Bruto (PIB) do país, responsável por cerca de 5% de toda a produção nacional. Esses números refletem no mercado de trabalho carioca.

No entanto, segundo estudos realizados pela Endeavor, fatores como burocracia e desigualdades são determinantes para que o Rio de Janeiro ainda não seja a capital empreendedora. 18% dos moradores não abrem empresas por receio desse fator.

Além da redução de processos, o coworking traz, para os cariocas, a escolha pelas melhores localizações da cidade, próximos aos pontos de maior interesse, além de mais segurança e praticidade.

Fazer parte de um ambiente empresarial compartilhado é uma excelente alternativa para startups, pequenas empresas e freelancers, uma vez que trazem benefícios significativos para o negócio. O tempo, esforço e dinheiro economizado pode, por exemplo, ser destinado à ações mais estratégicas, que impulsionem a conquista de mais clientes e, consequentemente, o crescimento da marca.

Em uma capital como a carioca, umas das cidades mais populosas do país, é fundamental ter o incentivo de lugares agradáveis e descomplicados para impulsionar os negócios. Para esses profissionais, o coworking no Rio de Janeiro é um convite ao que há de melhor no empreendedorismo.

Viu como o coworking é o que você buscava para seu negócio? Entre em contato agora mesmo com a UniOffice e saiba mais.

Deixe uma resposta

Fechar Menu