fbpx
Agende uma visita     Solicite orçamento

Uma apresentação de projeto perfeita é aquela que consegue transmitir ao público-alvo todo o potencial do trabalho desenvolvido e convencê-lo sobre sua relevância. Nesse momento, quando o profissional tem a oportunidade de expor os resultados de semanas ou meses de dedicação, pode ser decisivo para o fechamento de contratos e o surgimento de novos negócios, exigindo cuidados especiais.

Nosso objetivo, neste artigo, é explicar como construir uma apresentação bem-sucedida. Para isso, listamos algumas dicas que você pode aplicar para transmitir suas ideias com clareza e objetividade, agregando valor ao projeto. São aspectos importantes para abrilhantar todo o trabalho e impressionar seus clientes. Confira!

Organize as ideias

Planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer atividade. Formule toda a estrutura lógica da sua apresentação para conduzir o raciocínio dos espectadores ao ponto em que pretende chegar, sempre com introdução, desenvolvimento e conclusão. 

A introdução pode, por exemplo, apresentar os tópicos que você abordará na sequência ou os problemas que seu projeto pretende resolver. Durante o desenvolvimento, faça um aprofundamento de cada tópico, mostrando os detalhes. A conclusão é o momento para reforçar os principais aspectos abordados e usar a criatividade para mostrar que o projeto atende a demanda do cliente.

Conte uma história

Uma apresentação se torna mais imersiva quando tem uma narrativa bem construída. Incluir cada tópico como parte de uma história sobre o desenvolvimento do projeto fará com que os espectadores fiquem mais atentos. O efeito será ainda melhor se o público-alvo puder se identificar diretamente com ela.

Use a tecnologia

A tecnologia enriquece muito a apresentação e, além dos já tradicionais slides de Powerpoint, você pode aplicar outras ferramentas que abrem espaço para a criatividade. É claro que a viabilidade de recursos mais sofisticados depende do escopo do projeto e da sua área de atuação, mas já é possível utilizar softwares 3D e até sistemas de realidade virtual.

Capriche no design

Seja qual for o método escolhido para a apresentação, um design mal planejado pode colocar tudo a perder. A tecnologia pode ser uma excelente aliada nas suas apresentações, desde que utilizada com sabedoria. Evite preencher os slides com excesso de texto ou efeitos mirabolantes, pois, isso dispersa o público e pode até atrapalhar o apresentador, que tende a ficar muito preso ao que aparece na tela.

Utilize um espaço adequado 

O espaço onde a apresentação acontece também conta muito para a criação de um ambiente favorável. É importante garantir que ele seja confortável, facilite o contato visual do apresentador com o público e permita o uso de um tom de voz adequado. Os melhores coworkings costumam ter salas apropriadas para esse tipo de evento.

Além disso, confira antecipadamente se o lugar conta com todo o aparato técnico necessário para as tecnologias que pretende utilizar. A Unioffice, por exemplo, disponibiliza espaços com toda a infraestrutura que você precisa para realizar seu encontro de negócios no centro do Rio de Janeiro

Ao considerar tudo que abordamos aqui, você terá condições de expôr seus projetos com muito mais eficiência, aplicando os recursos de forma inteligente e inovadora. Cuidados especiais com a apresentação demonstra comprometimento e fortalecem sua imagem profissional junto aos clientes e investidores. 

E aí, gostou deste artigo? Aproveite para deixar seu comentário e contribua para enriquecer nosso conteúdo com outras sugestões para desenvolver a apresentação de projeto perfeita!

Deixe uma resposta

Fechar Menu